Não sejas sábio a teus próprios olhos!

Postado em Postado em reflexões

120Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Provérbios 3:7

O sábio Salomão descreve nesse trecho que podemos ser sábios em ações e atitudes que ao nosso ver  não resultam em problema algum. Mas que  no fundo nos levarão a um grande comprometimento  até mesmo de nossa segurança.

Nos alerta enfaticamente a “Temer ao Senhor!” ( temer hebraico “Yare”) . Esse temer não exprime terror ou ser aterrorizado por um Deus cruel. Mas sim, admira-lo em reverência, respeito e honra.

Tendo essa postura estaremos constantemente em estado de alerta para com inúmeras áreas de nossa vida. Não nos baseando em nosso próprio entendimento que poderá nos levar em vários tropeços sem a prévia consulta a Deus.

Alguns homens podem ter em si mesmo uma lei moral própria alienada de Deus, longe de Deus  e seus preceitos. Com esse enfoque que Salomão nos fala que essa moralidade (sabedoria) é individualista e relativista. Que não reconhece a autoridade superior nenhuma e muito menos a de Deus.

Por isso que muitos homens alegam que essa moralidade divina – Todo Poderoso – é muitas vezes inadequada aos seus próprios olhos. Então Salomão declara que ela somente será aceita se houver uma experiência prévia com o “temor de Deus’.

A qual  o levará a abdicar (abrir mão )  de sua própria autonomia e se distanciar do mal.

Gere então na medida do possível inúmeras oportunidades de experiências com o Pai – com isso a sua dependência aumentará  significantemente e o risco de você cometer deslizes será insignificante! Pois o temor a Ele estará sendo  a tônica em seus caminhos. 121

Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!

Isaías 5:21

Um grande dia sábio para você hoje!

Beijos no coração.

Pr  João Wojcicki

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Não sejas sábio a teus próprios olhos!

  1. Alguns problemas que enfrentamos são consequências de nossa falta de sabedoria.
    Outra causa de tribulação é a negligência…ESPIRITUAL.
    Deus permite a tribulação em nossa vida quando estamos em pecado. Ele deseja que nos arrependamos, que confessemos o nosso erro e que consertemos a situação.

    PASTOR : OBRIGADA PELO INSINO , DEUS LE ABENÇÕE….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *