Escutar ou ouvir?

Postado em Postado em reflexões

“Qual de vocês escutará isso ou prestará muita atenção no tempo vindouro?” Isaías 42:23

Você já reparou como somos bombardeados por inúmeros barulhos ao nosso redor?

São sons de máquinas, buzinas, motores, múltiplas vozes humanas, e assim vai, fazendo uma miscelânea de ruídos, sons e alardes.

ouvir-clienteO mundo ao nosso redor se tornou tão barulhento que algumas vezes só notamos isso, quando algo desliga-se ao nosso redor! Talvez uma furadeira elétrica, um ventilador barulhento, um ranger de alguma engrenagem próximo.

Esse som vem passivamente, você não faz esforços ele simplesmente chega e intercepta você!

Já escutar requer algo mais dinâmico e concentrado!

É exatamente quando direcionamos a nossa atenção naquilo que desperta, impulsiona-nos! Gera em nós interesse!

É quando estamos ouvindo e queremos discernir, decodificar: Talvez um canto de pássaro, uma voz, um som!

Esse escutar torna-se ativo, absorvemos seu timbre e acionamos de imediato o nosso intelecto para realizarmos associações e posteriormente identificamos em nossa realidade. Queremos banir quaisquer som paralelo e focar naquilo que nos chama a atenção.

Mas vale ressaltar que mais do que muitas vezes ouvir uma voz precisamos interpretá-la.. Ouvir o som de um idioma sem saber o real significado das palavras torna-se improdutivo, sem conexão, sem interligação sem propósito.  E não ter  obstinação em decifrar o seu sentido torna-se perca de tempo.

Focando o aspecto espiritual, podemos até ouvir ou discernir os sons dos Céus ou aquilo que de imediato associa a ele e seus elementos e não conseguir decifrar absolutamente nada.

Podemos ouvir a voz de Deus e nunca escutá-lo!lata

E nunca direcionar nossa atenção com o propósito único, exclusivo em ater aquilo que Ele quer que entendamos e obedeçamos.

Muitas coisas espirituais podem chegar aos nossos ouvidos, de uma forma passiva! Sem sequer mover uma expressão em nossa face, uma mudança de hábito, um gesto, uma forma diferente de agir ou pensar! Aqueles genuínos e edificantes sons dos céus se perderam diante de nossos ouvidos, sem a possibilidade de absorver um pequeno resquício de sabedoria, com total desperdício.

O Espirito do Pai! Desperta-o nesse dia, para uma mútua conexão, Ele quer estabelecer contigo, uma junção plena e genuína de um  emissor e receptor! Com uma mensagem e um proposito dos céus!

Permita a Ele te interceptar e intensamente direcione sua atenção aos sons dos Céus! Decodifique a sua mensagem e deslumbre-se, você verá que não foi vão! Valeu a pena!

“Então os olhos dos que veem não mais estarão fechados, e os ouvidos dos que ouvem escutarão.” Is 32:3

Beijos em seu coração!

 Pr. João Wojcicki

 

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *