Mariposas ou Borboletas?

Postado em Postado em reflexões

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Romanos 8:5-6

Saber um pouco sobre algumas espécies de insetos ou animais trazem a nós ensinamentos comportamentais importantes e podem ser utilizados como metáforas brilhantes que identificam o nosso caráter.

Por exemplo, no caso das mariposas, inseto de hábito noturno. Tem o comportamento de voar em círculos ao redor da luz, principalmente ao redor de luzes artificiais.

17Utiliza as luzes de nossa casa como orientador de voo, ao contrário da luz lunar da qual ela consegue estabelecer um voo equilibrado. A luz artificial a faz girar espiralmente em volta da mesmas e em repouso abrem as asas.

As mariposas são o movimento nas sombras, dizem os esotéricos que é a alma das bruxas.

Atraídas pela luz, simbolizam a busca desenfreada por uma verdade, assim como a alma se sente atraída pela divindade. Mas como vemos essa  busca incessante é simplesmente por uma superficial iluminação.

Também da força consumidora da paixão, pois voa em torno do fogo, que a atrai irresistivelmente, até ser queimada.

Já as borboletas de algumas espécies são agentes de polinização de algumas plantas. Migram para longas distâncias, hábito de vida diurno.

Dobram em repouso as asas, são um tema popular nas artes visuais e literárias. Navegam na pura luz e nos jardins mais belos.

Pelos hábitos muito mais do que  pela nossa oratória, definimos a nossa essência.

Portanto, seja voltado em estar mais na luz do que nas trevas! Pare de voar em círculos ao redor de luzes artificiais e faça na luz verdadeira voos altaneiros e expansivos! Alcance novos territórios!

Não seja egoísta e não abra suas asas ocupando  espaços desnecessários ou pertinentes aos outros. Compartilhe de sua posição ou espaço! Feche as asas em repouso!

Seja um movimento expressivo diante da pura luz (verdade), repleto de acrobacias esplendidas e coloridas, do que um vulto nas densas trevas.

Que ao estarmos diante  do fogo, possamos ser refinados e não consumidos.

“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.” Mateus 13:40

“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.” Zacarias 13:9

Neste dia, tenha bons voos diante da verdadeira luz e seja guiada por ela!

Beijos em  seu coração.

Pr. João Wojcicki

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *