Flua na espiritualidade – retire a religiosidade!

Postado em Postado em reflexões

Vamos refletir neste dia sobre a essência  da busca a Deus.

141Sabemos hoje  que a religião possui uma interpretação  pejorativa de busca e intimidade. Podendo estar  mais envolvida  a uma forma mecânica de expressão do que uma revelação ou ação interior ,pura, genuína de uma busca real. Ser hoje um “evangélico” ou “Cristão”somente em formas pre-estabelecidas de pensamentos e posturas poderá nos  levar  ao exércicio somente de uma tradição . Veja como Jesus mesmo definiu essa ótica:

Jesus falou aos líderes religiosos de Seus dias, dizendo a eles: “Vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram.” (Marcos 7:13).

O homem inventou a religião para manter Deus a uma distância segura. Os humanos substituíram religião por relacionamento com Deus.

Eles ponderaram: “Isso é o que faremos. Construiremos uma casa para Deus e O colocaremos nela. Se Deus ficar na casa que construirmos para Ele, então, poderemos mantê-Lo fora de nós.

Também daremos um dia de adoração para Deus (como o domingo) e os outros seis dias serão nossos para fazermos o que quisermos. Nós Lhe daremos uma hora. Desse modo, todas as outras horas serão nossas para gozarmos. Se mantivermos Deus a uma distância segura, talvez Ele não interfira no que quisermos fazer.”

Tradições são aquelas coisas que fazemos porque têm sido transmitidas. Os princípios ensinados que não estão enraizados na Palavra de Deus são tradições do homem. Uma tradição criada pelo homem ensina as pessoas maneiras de se aproximarem de Deus religiosamente; maneiras que aparentam ser adoração a Deus no cenário da igreja.

Mas a adoração feita pelo homem é meramente balbuciada – e, freqüentemente, os corações das pessoas estão distantes Dele.

Tradições nos levam a esperar coisas que são irrelevantes para o reino de Deus.

Tradições humanas ditam o modo como adoramos. Mas a adoração não é prescrita pela tradição; ela brota do coração e é liderada pelo Espírito.

No Antigo Testamento, os Israelitas estavam constantemente tentando adorar a Deus por meio da tradição, ao invés do coração. Ouça o que Deus diz por intermédio do profeta Miquéias:

“Como podemos compensar o mal que fizemos?” vocês perguntam. “Devemos no curvar diante do Senhor e trazer como oferta bezerros de um ano?” Não! Se vocês oferecerem ao Senhor milhares de carneiros e dez mil rios de azeite, será que isso O agradará? Será que Ele ficará satisfeito? Se vocês sacrificarem o filho mais velho,será que isso deixará o Senhor feliz? Será que, com tudo isso, Ele perdoará os seus pecados? É claro que não! (Miquéias 6:6-7 – Bíblia Viva).

Tradições – não importa quão boas ou ruins, velhas ou novas, excitantes ou frias – não podem moldar a verdadeira adoração. Tradições são aquelas coisas que diminuem a verdadeira adoração e sufocam a nossa fé em Deus.

Elas não são nada além de formalismo, demonstração da religiosidade exterior, observação de formas, regras e métodos ensinados por homens, que fazem a Palavra de Deus ficar sem efeito.
Espiritualizar aquilo que não é para ser espiritualizado! Há pessoas que são totalmente desligadas no mundo espiritual e outras que são ao extremo! Querem espiritualizar tudo!
A verdadeira adoração flui de mãos limpas e de um coração puro. Em Isaías 29:13,
Deus revela:O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens. (Isaías 29:13).
Se você está querendo colocar Deus num recinto e agir e interagir espiritualmente somente com Ele nesse lugar ou momento! Reveja-se!
Que neste momento você possa erguer suas mãos limpas e um coração puro numa adoração que envolverá os céus!
Beijos em seu coração!

Pr João Wojcicki

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Flua na espiritualidade – retire a religiosidade!

  1. Concordo com você, pastor! Religiosidade é transformar o relacionamento com Deus em algo artificial. Deixar de conhecer o Deus Pai e amigo, para pedir Sua companhia em momentos oportunos.
    Abraços e bom retorno! “Tamu junto”

  2. Tremenda reflexão…
    Que em nosso coração esteja sempre a verdadeira adoração e entrega ao Senhor..
    È triste ver o quanto a religiosidade interfere na igreja e em vidas…
    Que busquemos sempre o profundo docoração do nosso amado Deus..
    Saudades Revs,
    Seja Bem-vindo =D
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *