Dia da Mentira

Postado em Postado em reflexões

“que foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentirosa, e pai da mentira”  JO 8.44

 

111Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.[1]

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprilepoisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

 

Estar lembrando ou mencionando o dia da mentira!( 1o de abril) . Somente pode trazer algum interesse ou menção! Quando nós identificamos aquilo que é mentira ou o  pai da mentira é discernindo agindo com suas repugnantes mentiras sobre nós! 112

 

Portanto quando mencionarem essa data, alegre-se em detectar aquelas mentiras que ao longo do tempo , Satanás quis que fossem agregadas em sua vida como verdade absoluta!

 

E que hoje através da graça de Deus e de sua Verdade  – Você tem o discernimento necessário e magnífico do Espírito Santo para desmascara-las.

 

“Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação”   (Sl 25.5)

 

Que nesse dia – Busquemos detectar as mentiras! Que podem estar sobre nós! Nossa imagem, as mentirosas incapacidades e busquemos um caminho ensinável pelo nosso Deus!

 

“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome”   (Sl 86.11).

 

Nesse dia tenho  uma verdade de Deus ao teu respeito:

 

Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.
Isaías 43:4

Retenha um toque de verdade em seu dia hoje!

Pr Joao Wojcicki

 

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Comentário em “Dia da Mentira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *