O termo astheneia (“fraqueza”) o termo quase sempre quer dizer “enfermidade” ou “falta de poder.”
Nas cartas de Paulo, contudo, a palavra é usada dentro de um conceito teológico significativo,
A fraqueza como um tema teológico é desenvolvido mais plenamente nas correspondências aos coríntios, onde Paulo argumenta contra oponentes judeus-cristãos que se gabavam de seu conhecimento e suficiência comparados com as inadequações aparentes de Paulo.
Em face dessa oposição, Paulo toma as acusações sobre sua “fraqueza” e a transforma de acordo com seu propósito de defender seu evangelho e seu ministério.
Paulo desenvolve seu conceito de três formas básicas:
Antropologicamente, a fraqueza pressupõe que uma toda a existência de uma pessoa é dependente de Deus e está sujeita às limitações de uma criatura:
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
1 Coríntios 2:3
A fraqueza também envolve a inabilidade dos seres humanos de atingirem o favor de Deus por eles mesmos
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
1 Coríntios 9:22
Focando em Cristo : a fraqueza se torna uma insígnia(sinal ou marca) de honra para o crente “em Cristo” e a plataforma pela qual o poder de Deus é demonstrado no mundo.
Para Paulo, a fraqueza humana provê o melhor canal para o poder Divino.
Paulo se tornou como Cristo no fato de que o poder de Cristo foi revelado na fraqueza de Paulo
Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós;
2 Coríntios 10:13
Numa ótica no nível ético: Paulo enfatizou contra seus oponentes que, devido à prioridade do amor sobre o conhecimento e sobre os dons, os crentes devem “suspender” sua liberdade cristã diante das sensibilidades de cristãos fracos .
Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
1 Coríntios 8:10
No serviço de Cristo não há espaço para o individualismo egoísta, não importa o quão grande ou impressivo as habilidades de alguém possam ser.
Os membros mais fracos da família da igreja são de fato indispensáveis para o funcionamento apropriado de todo o corpo, assim como o corpo humano é dependente de seus órgãos internos mais fracos (coração, pulmão, etc.), cuja única proteção é aquela que os membros mais fortes podem providenciar.
O conceito de fraqueza de Paulo, em suma, é marcadamente teocêntrico.
Deus não depende de força humana, nem de realizações humanas, nem tão pouco da igreja.
Ao contrário, Ele vai em busca do fraco, do ímpio, e do hostil, para os redimir e para os preencher com vasos de sua própria força. A fraqueza é – como o Senhor mesmo expressou para Paulo – o lugar (a condição) onde o poder de Deus é aperfeiçoado (2 Cor. 12:9).
Dessa forma, há uma íntima identificação na fraqueza entre Cristo e o crente quando se pode dizer que ambos vivem “pelo poder de Deus”
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
(2 Cor. 13:4).
Lembre-se fraqueza: Não é vulnerabilidade para o pecado! Mas sim, limitações , incapacidades em si próprio para estabelecer resultados eficazes.
Homens e mulheres tentam vencer suas fraquezas;
Nunca faça isso! Estará impedindo Dele agir!Deus está satisfeito em usar a sua fraqueza para seu propósito especial.
A forma de Deus trabalhar, corretamente entendida, não é por fazer as pessoas mais fortes, mas cada vez mais e mais fracas, até que somente o poder de Deus seja visto nelas.
Que neste dia a sua fraqueza atraia mais e mais o poder do Altíssimo.
Beijos em seu coração!
Pr Joao Wojcicki






